Editado pela Editora Naós, este é sem dúvida o livro mais corajoso a falar sobre a maçonaria no Brasil, antes apenas livros estrangeiros destrinchava os assuntos desta maneira, o autor publica nacionalmente o seu excelente livro que causará polêmica, principalmente no meio evangélico, sabendo que alguns pastores ainda são maçons. 
Geldes Ronan Passos, é um dos homens mais corajosos que conheço, além de ex-maçom de grau 33, ele é ex-macumbeiro, ex-chefe de terreiro, foi empresário metalúrgico em Goiânia, sofreu falência, passou grande luta, perseguido e ameaçado de morte, se converteu a Cristo. Morou em Redenção no Pará e hoje está em Palmas-TO, trabalha com consultoria e dá cursos e palestras a empresários e funcionários públicos. 
O livro de Geldes foi lançado a primeira vez em Redenção-PA de forma independente.  A editora Naós se interessou pelo Livro e pelo testemunho autêntico, lançando-o nacionalmente, o que deverá causar muita polêmica. Conheci o Geldes em Redenção e tive oportunidade de conviver com ele e sua família, gente que dá a vida por Cristo. Neste livro Ronan afirma que a Maçonaria é uma religião envolvida profundamente com o espiritismo e cheia de simbologia ocultista. 

escobrindo o Espírito da Maçonaria
Autor: Geldes Ronan Passos
Tamanho: 14x21 cm 94 pgs.

Com a autoridade de quem atingiu o Grau 33º. do R.E.A.A., da Maçonaria, Inspetor Geral da Ordem e Mestre Instalado (Venerável Mestre), e de quem se dedica há mais de 16 anos à prática do Evangelho, o autor dá seu testemunho pessoal, sem reservas, acerca do que viu, ouviu, e praticou em loja maçônica.

O autor insta os maçons e candidatos à iniciação a olharem para a Maçonaria com outros olhos que não aqueles cegados pelo “brilho”, pelo glamour e pelo mistério que tanto os fascina. Eles ficam “encantados” a ponto de se lançarem, de olhos vendados e com direito a sinistros juramentos, para dentro daquilo que, à luz da Bíblia, revela-se como uma sepultura espiritual, uma fantástica armadilha preparada pelo espírito do anticristo, mencionado na Bíblia.

No entanto, no que depender de Deus, somente permanecerá enganado aquele que assim quiser permanecer. Jesus Cristo é a Luz e, quem se colocar sob seus cuidados, “não andará em trevas”. 

Esta leitura requer determinação e coragem. Na verdade, é um grande desafio e pode levar o leitor sincero a uma decisiva ruptura com a alienação espiritual.

(Editora  Náos)